Voluntários orientam visitantes e torcedores em Curitiba
02/07/2014 11:07
Tweetar
Mais de 400 voluntários se reuniram na tarde do domingo (29) na Pedreira Paulo Leminski, durante a realização da Fan Fest, para um balanço da atuação na Copa do Mundo 2014, em Curitiba. Até 13 de julho, quando termina oficialmente a Copa do Mundo 2014 no Brasil, os voluntários do programa Brasil Voluntário estarão atuando em pontos específicos de Curitiba para atender o turista que vem conhecer a cidade. Em escala de turno de quatro horas diárias, estão de prontidão no Aeroporto Afonso Pena, Rodoferroviária e Largo da Ordem – um dos locais onde mais se concentram turistas em Curitiba.
“O trabalho dos voluntários tem sido fundamental na Copa do Mundo por sua eficiência na recepção e orientação dos turistas à toda a população. A alegria, o entusiasmo e a presteza como desempenham as suas funções fazem toda a diferença”, disse a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.
Em Curitiba, o programa Brasil Voluntário é coordenado pela Secretaria do Trabalho e Emprego da Prefeitura de Curitiba. “Dos 580 voluntários cadastrados, muitos estão se desligando porque cumpriram seus 15 dias de trabalho e outros, estão chegando agora para se integrar a equipe”, explicou Ana Célia Pires Curuca Lourenção, coordenadora do Brasil Voluntário em Curitiba e diretora da Secretaria do Trabalho e Emprego.
Um dos voluntários que teve uma boa história para contar foi o estudante Brendon Lucas de Sá, que tem 18 anos. Atuando no entorno da Arena da Baixada antes do jogo entre Argélia e Rússia, ele atendeu a um torcedor francês que não conesguia encontrar a guia de turismo. Ela foi barrada no posto de verificação por não portar o ingresso, que estava em poder do francês. O voluntário foi com rapidez em busca da guia. Agradecido, o torcedor acabou levando Brendon para assistir o jogo, pois tinha um ingresso a mais. “Fiz parte da torcida da Argélia. Eles ficaram gratos pela agilidade e me presentearam também com uma camisa da seleção argelina e um xale do país”, contou Brendon.
A simpatia do voluntário chinês Shi Jia Chuang contagiou turistas e seus colegas. Passando pelo Brasil para acompanhar a Copa, ele se cadastrou no programa, participou dos cursos e atuou como os demais voluntários. Durante a confraternização, os demais voluntários o presentearam com uma camisa oficial da seleção brasileira para que leve um pouco do nosso País na bagagem de volta à China. “Foi uma experiência única. Não vou me esquecer nunca destes dias passados em Curitiba”, disse ele.
A empresária Eloisa Souza largou os afazeres para ser voluntária na Copa. “Nem tenho como descrever. Foi maravilhoso. Aprendi muito e sei que consegui fazer a diferença, mostrando como o curitibano é receptivo”, afirmou. Para a professora Jurema Duarte, participar do programa do voluntariado foi importante para aplicar tudo o que já tinha aprendido. “É interessante poder mostrar a essência do brasileiro”, disse.
Fonte: Prefeitura de Curitiba












