Utilize o formulário abaixo para enviar o link para um amigo.
E-mail do amigo
Sua mensagem
Digite os códigos da imagem abaixo
Fechar

Notícias

Voluntária de Porto Alegre relata experiência com visitantes

30/06/2014 09:06 - Atualizado em 30/10/2014 14:10



Mesmo com a experiência em atuar como voluntária em eventos que movimentam sua cidade, a participante do Brasil Voluntário Janaína da Silva Forte demonstra a empolgação de quem ainda está começando. Professora de inglês, a gaúcha de 37 anos se inscreveu no programa não só para contribuir com os torcedores durante a Copa do Mundo da FIFA 2014, mas também para mostrar o que sua cidade tem de melhor. “Como moradora de Porto Alegre, é minha obrigação contribuir para as pessoas se sentirem bem aqui. Onde eu tiver espaço, estarei tentando ajudar alguém”, afirma.

A voluntária já atuou em eventos como o Fórum Social Mundial e Fórum Social Econômico, recebendo delegações no aeroporto. Para a Copa do Mundo, ela optou por estar em pontos turísticos e áreas de mobilidade. “Fiquei impressionada com a quantidade de pessoas de diversos países quando comecei a atuar na Praça da Matriz. Não esperava tanto movimento”, conta Janaína, que também escolheu os arredores do Estádio Beira Rio e na FIFA Fan Fest.

Segundo ela, muitas perguntas são sobre a culinária local ou endereços. Entre uma dúvida e outra, alguns momentos de descontração. “Muitos perguntam sobre o churrasco, querem saber como funciona a cidade, um pouco de cultura. E tem gente pedindo para tirar foto comigo, pelo fato de ser voluntária”, diz. Um desses encontros foi com uma delegação do Catar, em visita a Porto Alegre para saber mais sobre a experiência da Copa, já que o país sediará o evento em 2022. “Me pediram para tirar uma foto e fizeram perguntas sobre a minha função, de forma bem amável, elogiaram o uniforme. Foi bem interessante”, afirma.

O contato com pessoas de diversas culturas deixou Janaína satisfeita com a decisão de atuar como voluntária. “Vi todos falando muito bem da cidade, senti um imenso orgulho de fazer parte disso. Vi muitos argelinos, austríacos, holandeses e argentinos se divertindo e interagindo com as pessoas. Está sendo uma experiência muito boa mesmo”, conclui.


Tags:, ,