Utilize o formulário abaixo para enviar o link para um amigo.
E-mail do amigo
Sua mensagem
Digite os códigos da imagem abaixo
Fechar

Notícias

Manaus conta com participação de voluntários da UEA

02/07/2014 11:07



Foto: Joelma Sanmelo/UEA

Foto: Joelma Sanmelo/UEA

Em Manaus, a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 tem possibilitado a integração de ações para qualificar os serviços e melhor atender a população e os turistas. Como uma das iniciativas promissoras, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) entrou como parceira nas políticas públicas voltadas para a realização do evento esportivo com a criação do projeto UEA na Copa. A ação conta com um total de 150 participantes inscritos para atuarem como apoio de instituições públicas e gestores municipais e estaduais.

Segundo a Comissão Organizadora do projeto, os estudantes voluntários são oriundos dos mais diversos cursos, entre eles Administração, Ciências Biológicas, Engenharia e áreas da Saúde. “A maioria são alunos dos cursos das escolas Superior de Tecnologia, de Ciências Sociais e da Saúde”, afirmou a representante da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UEA e membro do Comitê UEA na Copa, Tatiane Almeida.

Os universitários atuam em plantões de 12 horas, de acordo com a disponibilidade das instituições parceiras, sendo a sua maioria na área de triagem, atendimento e como intérpretes na recepção dos turistas com estada na capital. Inicialmente, o projeto contou com a inscrição de 173 acadêmicos. Atualmente, uma média de 150 acadêmicos desenvolvem atividades nas ações do Projeto UEA na Copa. Uma das instituições com maior número de participantes é a Polícia Civil.

Atualmente, cerca de 45 alunos participam das atividades nos Departamentos Integrados de Polícia (DIPs) e na Delegacia do Turista no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Um dos voluntários é o estudante do 4º período do curso de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA, Felipe Silva, de 20 anos.

“A participação no projeto está valendo a pena. Vai render pontos para concorrer no Programa Ciência Sem Fronteiras, além de ser positiva pelo contato com os estrangeiros. Trabalhamos com atendimento de ocorrências, como perda de documentos, entre eles o de passaporte. Eu trabalho na recepção dos turistas estrangeiros e tenho contato com eles como intérprete. Foi uma experiência bem legal, pois pude aprender muitas coisas. Surpreendeu-me”, afirmou Silva.

Na avaliação do coordenador dos voluntários na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD), Silvio Fragoso, o trabalho dos alunos é bem-vindo já que eles podem auxiliar principalmente no setor de urgência e emergência, que funciona 24 horas. “Os voluntários atuam tanto no atendimento médico como no atendimento na parte de recepção. Os voluntários da área de Saúde que atendem pacientes tem sempre os profissionais como preceptores. A escala prevê que os voluntários façam no mínimo quatro plantões de 12 horas e é dessa forma que eles se revezam”, alegou.

Na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), os voluntários atuaram na divulgação de unidades de conservação do Amazonas durante plantão nos Centros de Atendimentos ao Turista (CATs). “Os acadêmicos também atuarão na sensibilização de moradores no Parque Estadual Sumaúma”, lembrou a coordenadora dos voluntários, Caroline Yoshida. Esta última ação acontecerá nos dias 2 e 3 de julho. Além disso, eles também participam de ações de conscientização em favor do meio ambiente na área de embarque de turistas estrangeiros no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

O Projeto

A participação dos alunos no Projeto UEA na Copa começou no último dia 9 de junho e está prevista para encerrar no dia 13 de julho. O projeto destina para cada acadêmico participante um mínimo de 48 horas para a contribuição na carga horária de 120 horas complementares exigidas pela Universidade. Além disso, também haverá entrega de certificados de participação para os voluntários de acordo com a carga horária trabalhada.

As instituições vinculadas ao projeto são: Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), Hospitais e Postos de Saúde da rede pública estadual e municipal, Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS-AM).

Na ocasião do lançamento do Projeto UEA na Copa, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (Proext) e presidente do Comitê UEA na Copa, André Zogahib, destacou a receptividade que o povo amazonense é conhecido como positiva para a instituição da ação no âmbito da Universidade. “O Amazonas deve mostrar sua grandeza, não no aspecto geográfico, mas sua grandeza em acolher e receber os turistas de forma cordial e calorosa, além de ser uma oportunidade de desenvolver o turismo local”, destacou.

Fonte: Governo do Amazonas


Tags:, ,